Sem nossa energia não rola!
Um movimento dos brasileiros em defesa da Petrobras

Manifesto

 

 

Somos 200 milhões de brasileiros vivendo em um território abundante em recursos naturais, espalhados por mais de 8 milhões de quilômetros quadrados.

 

Nosso país é fértil e rico. Somos o segundo maior produtor de minério de ferro do mundo. Aqui estão 42% da maior floresta tropical da Terra (a Amazônia).

 

Possuímos também a maior reserva de água doce (12% do total disponível no globo), sem contar nossa reserva de água subterrânea, que seria capaz de abastecer todo o planeta por cerca de dois séculos. 22% das espécies vivas do planeta habitam nossas terras.

 

Apesar destes e tantos outros invejáveis recursos, seguimos mergulhados em profunda crise política e econômica. 2,5 milhões de nossas crianças e adolescentes estão fora das escolas, 33 milhões de brasileiros não têm moradia e em 2018, chegamos a mais de 13 milhões de desempregados.

 

Vivemos praticamente uma guerra civil, nossos índices de violência são alarmantes. Estamos sem perspectivas de futuro e às vésperas das eleições presidenciais, não sabemos em quem confiar, seguimos divididos, e portanto, vulneráveis.

 

A pergunta é óbvia: como é possível um país como o nosso chegar à essa situação? E a verdadeira resposta está ligada justamente às nossas riquezas.

 

O Brasil tem a 15ª maior reserva comprovada de petróleo do mundo. Se considerarmos o pré-sal (cerca de 200 bilhões de barris comprovados), teríamos petróleo suficiente para atender à demanda mundial por 5 anos e saltaríamos para a 3ª posição, atrás apenas de Venezuela e Arábia Saudita.

 

A quem pertence esse patrimônio? Ao povo brasileiro.
E hoje, quem determina o destino dessas riquezas? Certamente não somos nós!

 

Neste momento, o futuro da Petrobras (que em 2018 ainda figura como a empresa mais valiosa do Brasil com valor de mercado de R$ 358,8 bilhões) está novamente em questão.

 

Desde sua fundação em 1953, a Petrobras se configura como símbolo de força e orgulho nacional não apenas por ser a maior empresa sob o controle do governo federal, mas também por ser uma organização cuja trajetória se mescla com a própria história da economia moderna brasileira.

 

Estamos falando aqui de uma importante financiadora do país, gerando lucro líquido de cerca de R$ 5 bilhões por ano, com royalties direcionados para educação e saúde, líder em tecnologia mundial em vários segmentos, referência internacional na exploração de petróleo em águas profundas, forte investidora em pesquisa e desenvolvimento.

 

A partir de um crise política, esta empresa foi envolvida em sérios escândalos e, apesar da sua importância econômica e estratégica para o futuro do país, ao invés de um trabalho árduo para sanar seus problemas, vemos um forte movimento em prol da privatização/venda de ativos da empresa.

 

“Sem a Nossa Energia Não Rola” é um movimento apartidário, nascido da indignação de experientes petroleiros que se sentem na obrigação de mostrar para todos os brasileiros a relevância estratégica de nosso petróleo para desenvolvimento do Brasil e o real papel da Petrobras nesse processo.

 

Somos brasileiros falando com brasileiros, levantando as questões: será que realmente faz sentido passarmos nosso imenso patrimônio para empresas estrangeiras? A quem essa venda realmente beneficia? Como ficamos sem esta riqueza?

 

O petróleo é um bem maior da nação e seu destino não pode ser definido de acordo com interesses privados, sem que seus verdadeiros donos (o povo) saiba o que está acontecendo. Trabalhamos para que os brasileiros conheçam todos os fatos antes de se posicionarem, para que a informação seja levada a todos os cantos desse país e para que juntos e conscientes possamos decidir o futuro daquilo que nos pertence.

 

Não estamos mais no momento de simplesmente aceitar medidas impostas.
Precisamos nos unir, nos informar e nos posicionar. Novamente, como já fizemos na década de 1950, precisamos da energia concentrada de nosso povo para deixar claro: o petróleo é nosso!

 

Chega! Não vai rolar. Não podemos deixar!

A ABCP (Associação Beneficente e Cultural dos Petroleiros) enquanto guardiã da história da Petrobras e protetora de uma de nossas maiores riquezas – o petróleo – sabe que o futuro da Petrobras está intrinsicamente ligado ao destino do país e, através da campanha “Sem a Nossa Energia não Rola”, assume a tarefa levar aos brasileiros informações que efetivamente permitam uma visão embasada sobre:

 

• O que é a Petrobras, sua importância e a abrangência de suas atividades.
• O significado para o país da privatização / venda de ativos da empresa.
• Qual será nosso futuro a partir das medidas que estão sendo tomadas hoje em relação à política petrolífera.
• Se existem benefícios reais para o Brasil com estas resoluções.

 

Convidamos todos os brasileiros a participar deste movimento de proteção ao nosso país, precisamos unir nossas vozes para que esse grito seja ouvido:

 

Chega! Sem a nossa energia não rola.

Logo - Sem Nossa Energia Não Rola

Contato

Mande uma mensagem para nós: